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Distorções cognitivas: o que são e como é que podem agravar a sua resposta de stress e de ansiedade

  S erá que desconfiar dos seus pensamentos, significa duvidar de si? Claro que não! Os pensamentos que tem sobre si, sobre os outros e sobre o mundo, não refletem a realidade, mas sim, a perceção que tem dela - e como sabe, a sua perceção é influenciada por diversos fatores, nomeadamente a genética, o ambiente familiar, a cultura, entre outros . O que são distorções cognitivas As distorções cognitivas são determinados tipos de pensamentos que induzem as pessoas a interpretarem a realidade de forma mais negativa do que ela realmente é. Geralmente, estes tipos de pensamentos ocorrem particularmente nos momentos de elevado stress, mas como são muito subtis, torna-se difícil reconhecê-los. Fique a conhecer as distorções cognitivas mais comuns e exemplos de situações onde pode usá-las. Pensamento tudo ou nada/preto ou branco Este tipo de distorção cognitiva ocorre quando a pessoa se foca nos extremos, sem considerar os pontos intermédios, isto é, não há meio-termo. Por exemplo, se é

A ameaça através do medo: como lidar com os efeitos da guerra

O medo é uma das emoções universais e surge perante a ameaça de dano, seja físico, emocional ou psicológico, real ou imaginário. Embora tradicionalmente seja considerado uma emoção “negativa”, o medo desempenha, na verdade, um papel importante na nossa segurança, preparando-nos para lidar com o perigo potencial.  Existem vários níveis de medo, sendo eles distinguidos em termos de intensidade, de tempo, e de estratégias de enfrentamento. Todavia, em todos os níveis de medo, devemos concentrar-nos em perceber quais as ações, se as houver, que podem ser tomadas para reduzir ou eliminar a ameaça. Quando somos capazes de lidar com a ameaça, isso diminui ou elimina a experiência de medo. Alternativamente, quando nos sentimos impotentes para lidar com a ameaça, isso intensifica o medo. Apesar de existirem vários gatilhos de medo (e.g., escuridão, alturas, rejeição, animais perigosos, morte), irei focar-me, para o propósito deste artigo, no medo da guerra, atendendo à realidade que estamos a v

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Dê cor à sua vida: a influência das cores nas suas emoções

  Já ouviu falar em Psicologia do Ambiente ou em Psicologia da Arquitetura? Já pensou que o ambiente físico em que está inserido num determinado momento pode influenciar as suas emoções? A Psicologia Ambiental e da Arquitetura surgiu poucos anos após a 2ª Guerra Mundial, no seguimento da necessidade de se reconstruírem as cidades europeias devastadas pelos bombardeamentos. O objetivo principal desta subárea da Psicologia, em articulação com outras áreas do conhecimento, é perceber os fatores inerentes à relação ‘indivíduo-ambiente circundante’ e potenciá-los, com vista a melhorar o bem-estar dos indivíduos, nomeadamente as suas experiências emocionais. Embora com interesse escasso, principalmente em Portugal*, a investigação tem-nos mostrado dados claramente importantes a ter em conta no nosso quotidiano, nas mais diversas dimensões: social, laboral, familiar, escolar, entre muitas outras. De uma forma sucinta e exemplificativa, verifique o papel de algumas cores no estado emoc

Costuma ter um discurso negativo sobre si próprio/a? Dicas para ultrapassá-lo

Para este mês, o texto que escrevi para a Sapo Lifestyle é sobre a narrativa interna que, muitas vezes, nos assoma e nos faz perder o brilho, a confiança e o amor-próprio. Se acha que este texto o/a pode ajudar, clique aqui , para lê-lo na íntegra.

A importância do brincar!

O brincar. Parece simples, mas tem muito que se lhe diga. Se para nós adultos o brincar de uma  criança é observá-la a materializar a imaginação através da manipulação de objetos em  passo desenfreado de “faz-de-conta”, para a criança o brincar representa muito mais.  É, aliás, extremamente valioso, porque é através da brincadeira que esta comunica e  se desenvolve. Alguma vez se questionou porque é que com um simples pau a criança  faz uma espada ou varinha de condão e é subitamente cavaleiro medieval ou poderosa  feiticeira? Embora possam apreciar brinquedos complexos e as personagens das suas  histórias favoritas, na falta de algo mais elaborado a mente da criança contrapõe, com  toda a mestria e sem esforço, essa lacuna tornando as coisas simples em coisas  mágicas – e úteis! É na brincadeira que a criança treina expressões, gestos e sons que mais tarde se observam nas suas competências sociais e de linguagem. O brincar desenvolve a imaginação, os afetos, consolida aprendizagens, t