Avançar para o conteúdo principal

Equipa

Equipa



DRA. LAURA ALHO
Diretora Clínica

Laura Alho – Psicóloga Clínica e Forense, credenciada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (Membro Efetivo: 23504), a exercer funções na Think Wise® (Aveiro), na Mind | Psicologia Clínica e Forense (Lisboa) e na Workplace Options. 

Doutorada em Psicologia (vertente Experimental Forense), Mestre em Psicologia Forense e Licenciada em Psicologia (graus atribuídos pela Universidade de Aveiro). É pós-graduada em Criminologia e detém formações profissionais em várias áreas (e.g., Terapia Cognitivo-Comportamental, Terapias de Curta Duração, Profiling Criminal, Vitimologia, Psicologia da Justiça, Investigação Criminal, Desenvolvimento Pessoal, Coaching e Recursos Humanos).

Tem experiência na docência do Ensino Superior (e.g., Universidade de Aveiro, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, ISCTE) e é docente em pós-graduações e formações avançadas nas mesmas áreas. É coordenadora científica de formações no CRIAP. 

No âmbito da Psicologia, atua nas áreas da Psicologia Clínica e da Psicologia Forense, com formação em intervenção na abordagem cognitivo-comportamental. Promove programas de competências para singulares e empresas (e.g., liderança, comunicação, gestão de conflitos). Conta com livros técnicos publicados de alcance internacional.

Colabora em projetos de investigação financiados, nacionais e internacionais. Participa em eventos científicos, contando com vários itens de produção publicados. As suas linhas de investigação são no âmbito da psicologia do testemunho, memória, estereótipos judiciais, profiling criminal, e validação de escalas. Fundadora e diretora clínica da Think Wise®.

Ver CV completo aqui.


DRA. JACQUELINE FERREIRA

Jacqueline Ferreira – Psicóloga Clínica e Forense, é membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (Membro Efetivo: 25338), a exercer funções na Think Wise® (Aveiro). Realiza avaliação e Intervenção Psicológica em perturbações de ansiedade, depressivas, dissociativas e relacionadas com stress, trauma e regulação emocional.

Doutorada em Psicologia pela Universidade de Aveiro, em colaboração com Institute for Biomedical Imaging and Life Sciences da Faculdade de Medicina de Universidade de Coimbra e Karolinska Institutet, The Division of Psychology (Suécia). Mestre em Psicologia Forense e Licenciada em Psicologia pela Universidade de Aveiro. Possui formações profissionais em diversas áreas, tais como em Consulta Psicológica no Adulto, Coaching Pessoal, Intervenção em Trauma, Psicofarmacologia, Intervenção Psicológica em Problemas Ligados ao Alcoolismo, Técnicas de Recrutamento e Seleção.

Tem experiência na docência, na formação (formadora certificada) e na investigação, contando com várias publicações nas áreas da psicologia das emoções, ansiedade, odores corporais, testemunho olfativo, entre outras.

Ver CV completo aqui.


DRA. SARA MORGADO

Sara Morgado – Psicóloga Clínica e Forense, credenciada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (Membro Efetivo: 24569), exerce funções na Think Wise® (Aveiro) na Heart of Steel (Aveiro) e na Clínica Saúde Positiva (Verdemilho).

Mestre em Psicologia Forense e Licenciada em Psicologia (graus atribuídos pela Universidade de Aveiro), detém variadas formações profissionais nas áreas da Psicologia Clínica e da Saúde e da Psicologia Forense, nomeadamente no âmbito da avaliação psicológica, neurociências, intervenção em crise e catástrofe, profiling criminal e ciências forenses, perturbações psicológicas da infância e adolescência e comportamento infantojuvenil. É especializada em intervenção psicológica com crianças e adolescentes e a sua prática assenta na Terapia Cognitivo-Comportamental.

Formadora certificada com prática de formação na área da Psicologia Forense do testemunho e abuso de crianças e jovens. Tem experiência em investigação científica em Psicologia nas áreas da neurociência, neuropsicologia, emoção e perceção do tempo (e.g. Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental da Universidade de Coimbra).

Ver CV completo aqui.

DR. PEDRO RODRIGUES

Pedro F. S. Rodrigues – Psicólogo Clínico, credenciado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (Membro Efetivo: 15329), a exercer funções na Think Wise® (Aveiro).

Doutorado em Psicologia (vertente Experimental), Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde e Licenciado em Psicologia (graus atribuídos pela Universidade de Aveiro). Investigador em temáticas da memória, atenção, distração, funções executivas, relação indivíduo-ambiente circundante, desenvolvimento cognitivo humano, bem como na tradução e validação de questionários.

É atualmente Professor Auxiliar na Universidade Portucalense Infante D. Henrique (Porto), tendo exercido anteriormente funções de Professor Convidado e Gestor de Ciência na Escola de Psicologia da Universidade do Minho (Braga). É Membro do Instituto de Desenvolvimento Humano Portucalense (Centro de Investigação) e Membro da Bolsa de Psicólogos da OPP para Intervenção Psicológica em Situação de Catástrofe. Tem vários artigos científicos nacionais e internacionais e pertence a várias associações científicas nacionais e internacionais.

Ver CV completo aqui.



DRA. JOANA DIAS

Joana Dias - Psicóloga Clínica, credenciada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (Membro Efetivo: 26941), a exercer funções na Think Wise® (Aveiro) e nas Florinhas do Vouga, na área da Redução de Riscos e Minimização de Danos (Projeto Giros, Aveiro).

Mestre em Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológica pela Universidade de Aveiro e Licenciada em Psicologia pela Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro. O seu percurso profissional é marcado pela participação em formações de especialização profissional, das quais se
destacam: Aconselhamento psicológico; Intervenção psicológica em adultos mais velhos, comportamentos disfuncionais em crianças e jovens, crianças e jovens em risco, pessoas refugiadas e requerentes de asilo e problemas ligados ao álcool e ao consumo de substâncias psicoativas; Gestão de stress e Liderança e Life Coaching.

Tem experiência como psicóloga clínica na área dos adolescentes, adultos e idosos em problemáticas como: perturbações neurocognitivas, perturbações depressivas, perturbações de ansiedade e Consumo de substâncias psicoativas.

Ver CV completo aqui.



DRA. RAQUEL GONÇALVES

Raquel Gonçalves - Psicóloga Clínica, credenciada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (Membro Efetivo: 26562), a exercer funções na Think Wise® (Aveiro).

Mestre em Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológica e Licenciada em Psicologia pela Universidade de Aveiro. Com Especialização em Igualdade de Género, o seu percurso é pautado por várias formações de diferentes abordagens de intervenção ao nível do luto e do trauma - Técnica de Apoio à Vítima, Psicoterapia Integrativa com e sem Hipnose, Terapia Cognitivo-Narrativa no luto e no trauma e EMDR.

Formadora certificada, com experiência na formação de professores em temas relacionados com a prática docente (perturbações de neurodesenvolvimento, dificuldades de aprendizagem, regulação emocional e comunicação eficaz), bem como na formação de equipas corporativas nas áreas comportamentais, relacionais, comunicação, liderança e regulação emocional. 

Tem experiência como Psicóloga Clínica na intervenção com jovens adultos, adultos e idosos, nomeadamente ao nível das seguintes problemáticas: Luto, Trauma, Ansiedade, Depressão, Perturbações de Personalidade, Perturbações do Comportamento e Demência.

Ver CV completo aqui.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sinais de depressão em crianças e adolescentes: a importância da identificação precoce

  A depressão é uma perturbação de humor que pode afetar a todos, incluindo crianças e adolescentes.  Esta condição pode interferir com desenvolvimento físico e psicológico, com o estabelecimento das relações interpessoais, com o desempenho escolar, e se não for identificada atempadamente pode acarretar sérias repercussões a longo prazo. Quais são as causas da depressão nas crianças e nos adolescentes? A depressão pode ser causada por vários fatores , tais como, biológicos, psicológicos e sociais/ambientais. Os fatores mais comuns que podem contribuir para o desenvolvimento de depressão nas crianças e nos adolescentes são: Problemas familiares (ex., conflitos, divórcio); Baixo rendimento ou insucesso escolar; Situações de violência emocional, sexual e física; Bullying ou conflitos com os colegas; Histórico familiar de depressão ou outras condições mentais (ex., perturbação de ansiedade, perturbação de hiperatividade e défice de atenção, dificuldades de aprendizagem espec...
  A urgência de um relacionamento amoroso e as suas consequências Vivemos numa sociedade que valoriza e idealiza as relações amorosas, promovendo a ideia de que encontrar um(a) parceiro(a) é essencial para a realização pessoal e felicidade. Este contexto sociocultural pode gerar uma pressão intensa, levando muitos(as) a procurar relacionamentos de forma urgente e, por vezes, precipitada. Mas, será que se está verdadeiramente preparado(a) para estas relações? Ou será que a urgência de encontrar um(a) parceiro(a), muitas vezes, impede o estabelecimento de relações amorosas saudáveis e duradouras?          A influência da sociedade é poderosa, e pode moldar as expectativas e crenças sobre o que é necessário para sermos felizes. Desde a infância, somos expostos(as) a mensagens que engrandecem o amor romântico como o ápice da realização pessoal, através, por exemplo, de filmes, músicas e redes sociais, que levam à criação de uma imagem irrealista do amor e das r...

Do Pensamento à Ação: Como os pensamentos influenciam os nossos sentimentos e as nossas decisões

  Já alguma vez se perguntou por que se sente de determinada forma ou por que agiu de certa maneira? Os pensamentos são a base da nossa experiência interna e têm impacto direto nas nossas ações e comportamentos. A forma como pensamos influencia a maneira como percebemos, sentimos e interagimos com o mundo. Os pensamentos são processos mentais que podem ser conscientes ou inconscientes, surgindo de forma espontânea ou em resposta a um estímulo. Estes envolvem, por exemplo, o processamento de informações, imagens e memórias e desempenham um papel crucial na forma como nos sentimos, na nossa tomada de decisão e na resolução de problemas. Os pensamentos podem ser classificados de várias formas, consoante o impacto que têm nas emoções e nos comportamentos, a saber:  - Pen samentos automáticos:  Surgem de forma rápida, espontânea e sem esforço consciente. Muitas vezes, baseiam-se em crenças (ideias ou convicções aceites como verdadeiras, independentemente se há ou não evidência...