Avançar para o conteúdo principal

Equipa

Equipa


DRA. LAURA ALHO

Laura Alho – Psicóloga Clínica e Forense, credenciada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (Membro Efetivo: 23504), a exercer funções na Think Wise® (Aveiro), na Mind | Psicologia Clínica e Forense (Lisboa) e na Workplace Options. 

Doutorada em Psicologia (vertente Experimental Forense), Mestre em Psicologia Forense e Licenciada em Psicologia (graus atribuídos pela Universidade de Aveiro). É pós-graduada em Criminologia e detém formações profissionais em várias áreas (e.g., Terapia Cognitivo-Comportamental, Terapias de Curta Duração, Profiling Criminal, Vitimologia, Psicologia da Justiça, Investigação Criminal, Desenvolvimento Pessoal, Coaching e Recursos Humanos).

Tem experiência na docência do Ensino Superior (e.g., Universidade de Aveiro, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, ISCTE) e é docente em pós-graduações e formações avançadas nas mesmas áreas. É coordenadora científica de formações no CRIAP. 

Colabora em projetos de investigação financiados, nacionais e internacionais. Participa em eventos científicos, contando com vários itens de produção publicados. As suas linhas de investigação são no âmbito da psicologia do testemunho, memória, estereótipos judiciais, profiling criminal, e validação de escalas. Coordenadora da Think Wise®.

Ver CV completo aqui.


DRA. JACQUELINE FERREIRA

Jacqueline Ferreira – Psicóloga Clínica e Forense, é membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (Membro Efetivo: 25338), a exercer funções na Think Wise® (Aveiro). Realiza avaliação e Intervenção Psicológica em perturbações de ansiedade, depressivas, dissociativas e relacionadas com stress, trauma e regulação emocional.

Doutorada em Psicologia pela Universidade de Aveiro, em colaboração com Institute for Biomedical Imaging and Life Sciences da Faculdade de Medicina de Universidade de Coimbra e Karolinska Institutet, The Division of Psychology (Suécia). Mestre em Psicologia Forense e Licenciada em Psicologia pela Universidade de Aveiro. Possui formações profissionais em diversas áreas, tais como em Consulta Psicológica no Adulto, Coaching Pessoal, Intervenção em Trauma, Psicofarmacologia, Intervenção Psicológica em Problemas Ligados ao Alcoolismo, Técnicas de Recrutamento e Seleção.

Tem experiência na docência, na formação (formadora certificada) e na investigação, contando com várias publicações nas áreas da psicologia das emoções, ansiedade, odores corporais, testemunho olfativo, entre outras.

Ver CV completo aqui.


DRA. SARA MORGADO

Sara Morgado – Psicóloga Clínica e Forense, credenciada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (Membro Efetivo: 24569), exerce funções na Think Wise® (Aveiro) na Heart of Steel (Aveiro) e na Clínica Saúde Positiva (Verdemilho).

Mestre em Psicologia Forense e Licenciada em Psicologia (graus atribuídos pela Universidade de Aveiro), detém variadas formações profissionais nas áreas da Psicologia Clínica e da Saúde e da Psicologia Forense, nomeadamente no âmbito da avaliação psicológica, neurociências, intervenção em crise e catástrofe, profiling criminal e ciências forenses, perturbações psicológicas da infância e adolescência e comportamento infantojuvenil. É especializada em intervenção psicológica com crianças e adolescentes e a sua prática assenta na Terapia Cognitivo-Comportamental.

Formadora certificada com prática de formação na área da Psicologia Forense do testemunho e abuso de crianças e jovens. Tem experiência em investigação científica em Psicologia nas áreas da neurociência, neuropsicologia, emoção e perceção do tempo (e.g. Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental da Universidade de Coimbra).

Ver CV completo aqui.

DR. PEDRO RODRIGUES

Pedro F. S. Rodrigues – Psicólogo Clínico, credenciado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (Membro Efetivo: 15329), a exercer funções na Think Wise® (Aveiro).

Doutorado em Psicologia (vertente Experimental), Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde e Licenciado em Psicologia (graus atribuídos pela Universidade de Aveiro). Investigador em temáticas da memória, atenção, distração, funções executivas, relação indivíduo-ambiente circundante, desenvolvimento cognitivo humano, bem como na tradução e validação de questionários.

É atualmente Professor Auxiliar na Universidade Portucalense Infante D. Henrique (Porto), tendo exercido anteriormente funções de Professor Convidado e Gestor de Ciência na Escola de Psicologia da Universidade do Minho (Braga). É Membro do Instituto de Desenvolvimento Humano Portucalense (Centro de Investigação) e Membro da Bolsa de Psicólogos da OPP para Intervenção Psicológica em Situação de Catástrofe. Tem vários artigos científicos nacionais e internacionais e pertence a várias associações científicas nacionais e internacionais.

Ver CV completo aqui.



DRA. JOANA DIAS

Joana Dias - Psicóloga Clínica, credenciada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (Membro Efetivo: 26941), a exercer funções na Think Wise® (Aveiro) e nas Florinhas do Vouga, na área da Redução de Riscos e Minimização de Danos (Projeto Giros, Aveiro).

Mestre em Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológica pela Universidade de Aveiro e Licenciada em Psicologia pela Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro. O seu percurso profissional é marcado pela participação em formações de especialização profissional, das quais se
destacam: Aconselhamento psicológico; Intervenção psicológica em adultos mais velhos, comportamentos disfuncionais em crianças e jovens, crianças e jovens em risco, pessoas refugiadas e requerentes de asilo e problemas ligados ao álcool e ao consumo de substâncias psicoativas; Gestão de stress e Liderança e Life Coaching.

Tem experiência como psicóloga clínica na área dos adolescentes, adultos e idosos em problemáticas como: perturbações neurocognitivas, perturbações depressivas, perturbações de ansiedade e Consumo de substâncias psicoativas.

Ver CV completo aqui.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Birras: De onde vêm e como preveni-las

Lidar com emoções intensas das crianças pode ser um desafio, nomeadamente quando estas se manifestam em birras. Se o leitor já presenciou uma situação de birra por parte de uma criança, sabe do que estou a falar.   O que são birras e de onde vêm? As birras são comportamentos comuns na infância, marcadas por reações emocionais negativas e desproporcionais ao momento, que a criança utiliza para manifestar e lidar com sentimentos mais complexos, como é exemplo a raiva, a angústia ou a frustração. Estas ocorrem principalmente na faixa etária dos 1 aos 4 anos de idade, não obstante poderem manifestar-se noutras fases do desenvolvimento. As birras são consideradas uma resposta emocional normativa do desenvolvimento emocional e cognitivo da criança, sendo que as causas de uma birra podem advir de vários fatores internos e/ou externos e, assim, variar de criança para criança. No entanto, entre alguns fatores estão: as competências sociais e emocionais pouco desenvolvidas, o que pode levar a cr

Stress no contexto laboral: o que fazer

  O término das férias significa, para muitos, o início ou a retoma do trabalho. O contexto laboral acarreta consigo desafios que frequentemente colocam à prova a resiliência do leitor. Porém, apesar de muito stressante, muitas vezes os impactos deste tipo de stress passam despercebidos, o que pode contribuir para o desenvolvimento do stress crónico .  Por exemplo, já alguma vez, ficou com herpes ou obstipado/a durante e ou após concluir um grande projeto? E quanto ao humor? Talvez se tenha sentido constantemente irritado/a ao longo de todo o projeto.   Quando experiencia stress, o corpo liberta hormonas como adrenalina, noradrenalina e cortisol. Estas hormonas, por um lado, atuam no corpo aumentado, por exemplo, os níveis de açúcar no sangue, da frequência cardíaca e contraindo simultaneamente os vasos sanguíneos e os músculos de modo a preparar o corpo para lidar com o perigo. Por outro lado, elas interferem com a resposta de vários outros sistemas, nomeadamente do sistema imune e

Os efeitos da resposta de stress no corpo

  Todos já experienciamos stress e a forma como gerimos o stress varia de pessoa para a pessoa. Apesar da resposta do stress ser um mecanismo de defesa brilhante, a exposição a este tipo de resposta de uma forma contínua ou crónica acarreta consequências negativas para a nossa saúde física e mental. O que é stress? O stress é a resposta fisiológica que é desencadeada pelo organismo quando este perceciona a ameaça ou o perigo. Por exemplo, imagine uma zebra que se encontra na savana a deliciar-se da sua erva fresquinha e que, assim que se apercebe da presença de uma chita, desata a correr, conseguindo-se escapar de forma ilesa. Tudo isto acontece por causa da resposta de stress, também conhecida como resposta de luta ou fuga. A ativação deste tipo de resposta inclui a libertação de hormonas como adrenalina e cortisol. A adrenalina estimula o corpo para uma resposta imediata aumentando a frequência cardíaca, a pressão sanguínea, a respiração, entre outros efeitos. O cortisol, conheci