Já
lhe aconteceu preparar-se para um exame académico, para uma apresentação ou
uma entrevista de trabalho e, no momento, não conseguir lembrar-se da resposta
ou do que tinha preparado para dizer? Ou então, “deu-lhe uma branca” e não
conseguiu responder nem mesmo as questões mais simples?
O
que é ansiedade de desempenho?
Experienciar
ansiedade antes e durante uma determinada atividade/tarefa é natural. A emoção
de ansiedade tem como função motivar o indivíduo para se preparar para lidar
com uma potencial situação de perigo, o que é benéfico. Porém, se a ansiedade
experienciada pela pessoa for muito intensa ao ponto de interferir com o seu
desempenho na realização de uma atividade/tarefa, podemos estar perante uma
situação de ansiedade de desempenho.
Ansiedade
desempenho é caracterizada pela preocupação e medo excessivo relacionado com a
concretização de uma atividade/tarefa e ou com as consequências da obtenção de
um resultado negativo. Este tipo de ansiedade pode ser experienciado em
diversos contextos e pode interferir com o desempenho da pessoa,
particularmente nas situações em que o nível de exigência é elevado e a
avaliação do desempenho da pessoa depende dos resultados. Por exemplo, perante
um exame académico, este tipo de ansiedade pode interferir com a capacidade de
concentração do aluno, dificultando o acesso à informação, mesmo das questões
mais simples, o que por sua vez, pode agravar ainda mais a sua capacidade para
se concentrar no exame. No contexto laboral, este tipo de ansiedade pode
interferir com a sua capacidade de concentração, o que pode resultar em
dificuldades no cumprimento dos prazos estabelecidos, comprometendo assim, a
sua produtividade.
Os
sintomas de ansiedade de desempenho
Em
situações de stress, como é o caso de um exame académico, o organismo liberta
hormonas, como a adrenalina, noradrenalina e cortisol. Estas hormonas ajudam o
organismo a preparar-se para lidar com uma potencial situação de ameaça ativando
o sistema que é responsável pela resposta de luta ou fuga – o sistema nervoso
simpático. Este sistema desencadeia um conjunto
reações internas como o aumento do batimento cardíaco, da respiração, da tensão
muscular, entre outras. Porém, para algumas pessoas, este tipo de resposta pode
ser muito intenso, gerando sintomas como náuseas, tonturas, vómitos,
sentimentos de perda de controlo, irritação, dificuldades de concentração e preocupação
excessiva. Os sintomas de ansiedade de desempenho variam quer de pessoa para
pessoa, quer em função do número de episódios experienciados e da intensidade
dos mesmos.
Três
tipos de estratégias de autocuidado para lidar melhor com os sintomas de
ansiedade desempenho.
1. Regular
a sua resposta emocional – o medo de
falhar é uma das principais causas deste tipo de ansiedade e algumas pessoas
chegam mesmo a ficar paralisadas por este tipo de medo, particularmente se a
pessoa se autoidentificar com os resultados negativos prévios. Por exemplo, um
aluno que teve negativa no exame de matemática pode assumir que “é burro”. Este
tipo de medo pode manifestar-se através da procrastinação, do perfeccionismo ou
do evitamento de uma determinada tarefa. Por isso, realizar atividades como
exercícios de respiração, de relaxamento e de mindfulness podem ajudá-lo(a)
a regular melhor a sua resposta de ansiedade antes e/ou durante a tarefa.
2. Redirecionar
o seu foco atencional - os
pensamentos automáticos negativos como “não irei conseguir”, “não serei capaz”,
“será que vale a pena”, são comuns surgirem perante situações de avaliação. Por
isso, é muito importante que saiba reconhecer estes tipos de pensamentos e que
saiba redirecionar o seu foco atencional para pensamentos mais funcionais, que
estejam alinhados com os objetivos e a execução da tarefa, como por exemplo, “farei
o possível para terminar esta tarefa dentro do prazo”.
3. Preparar-se para a tarefa - se os seus resultados prévios forem negativos quer porque não se preparou o suficiente ou quer porque os sintomas de ansiedade interferiram com o seu desempenho, isso pode agravar a sua resposta de ansiedade numa situação futura. Por isso, é importante que não deixe tudo para o último minuto, mas sim, que crie hábito de se preparar com antecedência.
Para que possa tirar maior proveito destas estratégias no momento em que precisar delas, deve usá-las regularmente nos períodos em que a sua ansiedade não seja elevada para que o organismo possa familiarizar-se com as mesmas. É, de igual modo, importante que mantenha uma alimentação equilibrada, o sono em dia e que pratique atividades físicas diariamente. Por fim, se sentir que os sintomas de ansiedade continuam o a interferir com o seu desempenho, mesmo com a utilização das estratégias de autocuidado, procure ajuda profissional.
Jacqueline Ferreira
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