Avançar para o conteúdo principal

Pensamentos obsessivos ou teimosia?

 



Os pensamentos obsessivos e a teimosia são fenómenos psicológicos distintos, mas partilham algumas semelhanças. Deixo-lhe as principais diferenças entre os dois.


Natureza e Origem

Teimosia: É um traço de personalidade caracterizado por uma forte determinação em manter opiniões, crenças ou decisões. Muitas vezes, surge do desejo de afirmar independência, manter controlo ou resistir à influência externa.

Pensamentos Obsessivos: É um sintoma de várias condições de saúde mental, como a perturbação obsessivo-compulsivo (POC). Os pensamentos obsessivos são intrusivos, indesejados e repetitivos, causando angústia à pessoa que os experimenta. Surgem tendo a ansiedade por base e podem ser completamente irracionais ou irreais.


Vontade e Controlo

Teimosia: Geralmente, os indivíduos teimosos estão cientes da sua posição/ opinião e escolhem mantê-la apesar da pressão externa. É uma decisão consciente de resistir à mudança.

Pensamentos Obsessivos: Pessoas com pensamentos obsessivos sentem-se compelidas e controladas por esses pensamentos, mesmo que os reconheçam como irracionais. Têm uma grande dificuldade em controlar ou descartar estes pensamentos, levando a que o ciclo de ansiedade se intensifique e prejudique nas tarefas diárias.


Componente Emocional

Teimosia: Embora a teimosia possa levar a respostas emocionais como frustração ou irritação, é principalmente impulsionada pelo desejo de manter firmeza em crenças ou decisões.

Pensamentos Obsessivos: Como vimos anteriormente, estes pensamentos são acompanhados por uma intensa ansiedade, medo ou desconforto. O sofrimento emocional é um aspeto central dos pensamentos obsessivos, tornando-os diferentes do estado emocional mais estável associado à teimosia.


Flexibilidade

Teimosia: Há frequentemente uma resistência à mudança ou ao compromisso, pois os indivíduos podem perceber a flexibilidade como uma ameaça à sua autonomia ou princípios.

Pensamentos Obsessivos: A flexibilidade e adaptação podem ser desafiadoras devido à natureza involuntária e intrusiva dos pensamentos obsessivos. No entanto, métodos de tratamento, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC), visam ajudar as pessoas a gerir e modificar esses padrões de pensamento.


Condições Associadas

Teimosia: Enquanto a teimosia é um aspeto comum do comportamento humano e pode ser parte normal do comportamento, a teimosia excessiva pode contribuir para problemas de relacionamento ou dificuldades na colaboração.

Pensamentos Obsessivos: Tipicamente associados a condições de saúde mental, como o POC, onde os indivíduos experimentam pensamentos recorrentes e angustiantes, levando muitas vezes a comportamentos ritualísticos realizados para aliviar a ansiedade.


É importante observar que, enquanto a teimosia é um aspeto comum do comportamento humano, os pensamentos obsessivos são mais indicativos de uma possível preocupação com a saúde mental. 

Se você ou alguém que conhece está a ter pensamentos obsessivos persistentes, procurar ajuda profissional de um profissional de saúde mental é aconselhável. Não está sozinho(a)!


Dra. Laura Alho

lauraalho.com

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Inteligência Emocional na Docência: Estratégias para a promoção da Saúde Mental no contexto escolar

  A docência é, indiscutivelmente, uma profissão de elevada exigência emocional. Todos os dias, Professores e Educadores lidam com situações que exigem uma capacidade empática, de autocontrolo, resiliência e assertividade. Ser professor implica mais do que o domínio dos conteúdos . A prática docente é pautada por diversos fatores geradores de stress e sobrecarga, tais como: ⮚        Gestão de comportamentos desafiantes em sala de aula; ⮚        Pressão de familiares e sociais; ⮚        Falta de valorização profissional; ⮚        Conflitos com colegas ou direção; ⮚        Excesso de tarefas administrativas; A ausência de estratégias adequadas de regulação emocional pode levar a um estado de exaustão , caracterizado por sintomas como cansaço extremo, irritabilidade, isolamento social e sentimentos de inutilidade. Neste co...

Mobbing - nós crescemos (e o Bullying também)

O nosso local de trabalho - e com a palavra “local” refiro-me ao  espaço  de trabalho, que tanto pode ser um gabinete numa empresa como uma secretária na nossa casa - deve, idealmente, ser um espaço de colaboração, respeito, crescimento e segurança. No entanto, muitas pessoas não conseguem ter esta associação tranquila com o seu local de trabalho, associando-o à imagem de um ambiente hostil, inseguro, stressante e intimidante. Quando isto acontece, como consequência de comportamentos de humilhação, intimidação, imposição de regras ou limites injustos e pressão psicológica, estamos perante um cenário de  Mobbing , ou como é conhecido -  Bullying  no local de trabalho.  Com este artigo, vamos conhecer melhor que consequências o  Mobbing  pode trazer consigo, quais são os diferentes tipos, e que estratégias pode começar a aplicar para, dentro dos limites do que está ao seu alcance, fazer do seu local de trabalho um lugar mais feliz e equilibrado. Com...

Bonecas Reborn e a Dor Invisível – o peso de um colo vazio

    As bonecas  reborn , conhecidas pelo seu realismo, surgiram nos Estados Unidos entre o final dos anos 80 e início dos anos 90. Inicialmente, eram resultado do trabalho de artistas que transformavam bonecas convencionais em réplicas muito fiéis de recém-nascidos. Cada detalhe era cuidadosamente trabalhado: desde a pintura da pele, ao cabelo inserido fio a fio, até ao peso e textura corporal, conferindo-lhes uma aparência notavelmente próxima da realidade. O que começou como um passatempo artístico para colecionadores transformou-se num fenómeno com impacto emocional. Com o passar do tempo, estas bonecas começaram a ser usadas em contextos terapêuticos. Em lares de idosos, por exemplo, tornaram-se uma estratégia não farmacológica em situações de demência. A chamada  doll therapy  tem vindo a ser estudada como uma abordagem eficaz na diminuição de sintomas como agitação, ansiedade, agressividade e isolamento. Em alguns casos, verificaram-se melhorias no humor, ...